Gosto de me preparar para minhas viagens. Planejar passeios, descobrir dicas imperdíveis, experimentar comidas, visitar lugares fora dos roteiros convencionais...
Achei muita coisa legal enquanto preparava a minha viagem para NY! O problema é que a maior parte das dicas são para aproveitar o verão na cidade. Como eu faria um piquenique no Central Park cheio de neve? E como o barco passearia pelo lago congelado? Que tal andar de bicicleta num dia com temperaturas negativas e cheio de casacos?
Há muita coisa para fazer na cidade em qualquer clima! E tem coisas que só mesmo o inverno poderá lhe oferecer, como as lindas paisagens com neve e a patinação do gelo.
A primeira coisa que posso dizer é: esteja bem agasalhado! Ninguém aproveita um passeio passando frio o dia todo! As temperaturas são realmente bem diferentes das nossas aqui do Brasil!
E não se engane achando que basta vestir todos os seus agasalhos juntos que resolve o problema! Você precisará de roupas próprias para fazer uma viagem confortável e feliz!
Esteja sempre antenado nas notícias do tempo! Sempre que chegar ao hotel no final do dia, deixe a TV ligada por alguns instantes no canal do tempo, enquanto você organiza as coisas e se prepara para descansar. A previsão do tempo nos EUA é bem precisa e você poderá adaptar seus passeios. Afinal, caminhar no parque debaixo de chuva ou neve pode ser substituído por um tour a um museu fechado e quentinho! E um dia de sol e temperatura amena poderá ser bem aproveitado num passeio a céu aberto!
Os dias de inverno são mais curtos do  que os de verão. Demora para clarear o dia e pode anoitecer lá pelas 16h30. Por isso, aproveite para caminhar nos parques e fazer passeios como o da Estátua da Liberdade no meio do dia. Você pode, por exemplo, caminhar pelo Central Park de manhã e passar o fim de tarde em alguns dos museus lá perto, como o Metropolitan ou o American Museum of Natural History.
Para aproveitar a patinação no gelo, no Bryant Park você não paga nada e apenas aluga os patins por tempo ilimitado. Além do mais, a pista é maior do que a do Rockefeller Center que fica ali pertinho. Vá durante à noite: o local fica bem iluminado, com bastante gente e cheio de lojinhas e comida!

Para não passar frio:
Eu indico roupas de fleece para usar em contato com a pele (blusa e calça). Elas são térmicas e, sobretudo, perfeitas para as pernas, parte mais desprotegida do que os braços e peito.
Leve luvas, cachecol e uma touca. Se você é um daqueles que se recusa a usar touca, em passeios como o da Estátua da Liberdade você vai sentir muuuuita falta!
Compre uma boa bota, de preferência impermeável (por causa da neve), confortável e com aqueles pêlos bem quentinhos! Elas realmente fazem milagres e você vai, a cada dia da viagem, sentir o quanto seu investimento financeiro nelas valeu a pena!
Muitas dessas coisas você consegue comprar em NY mesmo, que é muito mais barato. No entanto, até chegar na loja será um sofrimento. Por isso, compre pelo menos os fleeces aqui no Brasil.
Casacos são imprescindíveis! E, por baixo deles, esteja sempre bem arrumado(a), pois todo lugar tem aquecimento e tirar o casaco será a primeira coisa que você fará quando entrar nesses lugares.
Por fim, para os muito friorentos - como o meu marido - eu indico comprar "Warmer Hands", que parece um sachê de plástico vermelho e vende em mercados como Wallmart e Target, e farmácias como CVC CVS e Walgreens. Quando você chacoalha o sachê ele fica bem quente por 8 horas. Daí é hora de jogar fora! Meu marido colocava no sapato e nas luvas. Como eu estava com os pés bem quentinhos, usei nos dias mais frios dentro dos bolsos da calça! rs Eu paguei $3 num pacote com 8, mas comprei no mercado. Em farmácia certamente é mais caro!

8 Responses so far.

  1. Muito bom Lú, parabéns !!! Mas acho que o nome da farmácia seria CVS... não ?

  2. Luciana says:

    Isso mesmo Cris: CVS! Olha eu criticando o pacote e fazendo propaganda de Agência de Viagem! rs

  3. heitorcherulli@hotmail.com says:

    Parabéns pelo post, estou organizando meu roteiro para Janeiro/2012 e sem sombra de dúvidas esse foi o mais esclarecedor que eu achei pela internet. A única coisa que eu ainda não li sobre, é o quanto eu gasto de alimentação (Café da manhã - almoço e jantar) nessa época do ano...

  4. Luciana says:

    Heitor, desculpe a demora, estava viajando. Os gastos com alimentação dependem muito do tipo de comida e do lugar que você escolhe para comer. Em lanchonetes você gasta cerca de $7 num combo estilo Mc Donalds. Elas também tem um menu de café da manhã que custa uns $5 (café+sanduíche). Nós gostamos das comidas de rua (a dos carrinhos, muito comum por lá - $5). Para o café da manhã, compramos pão de forma ($2 o pacote), cream chease ($1,30 pequeno) e frios, que durava dias.

  5. Martha Ribeiro Mac says:

    Foi o que eu li de mais útil e até

  6. luciana,adorei,sou professora e pela primeira vez vou viajar com meu filho em janeiro de 2012.Estava sem saber de passeios e suas palavras diminuíram minha ansiedade.GOSTARIA QUE INDICASSE NOMES E LUGARES PARA COMER,DE PRECOS ACESSÍVEIS.MEU EMAIL É martharibeiromachado@hotmail.com

  7. Luciana says:

    Martha, você encontrará muitas opções de lanchonetes e restaurantes na cidade, de todos os preços! Você quer indicações de lugares legais para comer (sem preocupação de preço) ou lugares para economizar nas refeições?

Leave a Reply